Querid@s, o dia de hoje é dedicado aos brav@s guerreir@s que não se deixam abater e continuam semeando sonhos, @s professor@s.
Ser docente, antes de tudo, é um grito desesperado de milhões de brasielir@s que se negam em desistir de transformar a sociedade por meio da educação.
Infelizmente essa profissão vem sendo cada vez mais desvalorizada, aqui em Água Branca tivemos a amarga experiência em ter uma prefeita que também é professora, no entanto, foi justamente a educação que mais foi prejudicada em seu governo.
Eu particularmente tenho algumas críticas em relação a atuação do sindicato, os reparos que farei tem o intuito de lançar um a discussão sobre a atuação dessa entidade tão importante para nossa cidade, não apenas para @s trabalhador@s na educação.
Como a atividade educacional vem recebendo ataques por parte d@s governantes, é preciso que haja uma reação mais elaborada por parte da organização que representa a categoria.
A primeira tarefa é trazer a sociedade para juntos d@s professor@s, luta social só tem força quando a população abraça a causa, mas para isso, é preciso se portar e agir diferentemente do que foi feito até agora.
A atual direção do sindicato tem muitos méritos, foi firme na defesa dos direitos dos representados, foi uma pedra no sapato dos Dorinha, lutou, denunciou e enfrentou de frente os desmandos do atual governo, mas pecou em um ponto, qual seja, acabou se tornando monotemático, a palavra de ordem sempre foi salário.
@s educador@s merecem ser muito bem remunerad@s, mas a educação não se resume só a isso.
O sindicato precisa ampliar o debate e envolver tod@s @s agentes e aspectos referente a educação como, transporte d@s trabalhador@s, qualidade das instalações, conforto, eliminação do giz, pois prejudica a saúde d@s profissionais, alimentação, cursos de aprimoramento, modernização das escolas, valorização e aumento do prestígio junto a sociedade, renovação do curriculum escolar e aumento de salário.
Acredito que o grupo que comanda a entidade tem todas as condições de renovar o discursos e erguer essas bandeiras, tornando a atuação sindical mais abrangente e vinculada ao sentido amplo da educação.
Quero parabenizar aos glorios@s professor@s, sonho que esses profissionais ganhem cada vez mais direitos e condições de trabalho.
Que o novo prefeito olhe com mais carinho e atenção para educação.
Infelizmente, alguns monitores do programa Mais Educação estão sem receber desde Julho do ano passado, começamos a dar aula sabendo que ia demorar um pouco a sair, mas esse pouco foi demais, e a única coisa que ouvimos é que "está saindo", porém os responsáveis parecem não se importar, e acredito que nem um pouco, a diretora da escola já deve estar cansada de cobrarmos direto, mas é a única forma de tentar "apressar" as coisas que já estão bem atrasadas.
ResponderExcluirProfessor aqui não tem o devido respeito, assim como no resto do país.