Querid@s, nosso blog entrou em contato com o candidato a vereador, Victorino Alexandre, para questioná-lo sobre seus propósitos como futuro parlamentar, o resultado da entrevista segue abaixo.
Victorino me conte um pouco de sua história?
Sou um natural da Serra do Cavalo, fui criado pelos meus avós, pois minha mãe precisava trabalhar fora, era tempos difícil, tive que trabalhar na roça em um horário e estudar no outro. Mas recebi como grande patrimônio de minha família, mesmo todos sendo humildes, a educação. Desde de cedo fui orientado a estudar, assim fiz.
Quando você começou a se interessar pela política?
Minha mãe e meu pai sempre se envolveram com política, fui muito influenciado por eles, os dois tiveram uma militância intensa nas décadas de 80 e 90. Sempre sonharam em mudar o mundo, sempre acompanhei essa atuação, mas nunca me vi militando e disputando um cargo político, até ir ao Canadá, país que reside por um ano, graças a uma bolsa de estudos que consegui na Universidade.
Lá chegando, fiquei impressionado como tudo funciona bem e os políticos são tratados como funcionários públicos. Aquilo me impactou muito, porque sempre comparava com nossa realidade, e senti que era possível ter uma vida mais digna em Água Branca, nosso povo merece.
Não podemos mais conviver com tanta coisa errada sem que ninguém se levante contra.
Como surgiu a ideia de se candidatar a vereador?
Logo quando retornei ao Brasil, no fim de 2014, tinha sede de mudança, de fazer cada lugar por onde passava um pouco melhor, porém, com o tempo fui percebendo que sozinho era muito difícil, me meio perdido, até que encontrei alguns colegas na Universidade, que como eu, tinham a mesma indignação e revolta como as coisas eram feitas por aqui.
Decidimos lançar uma candidatura para vereador, para minha surpresa, o grupo avaliou e decidiu que o meu nome seria o mais adequado nesse momento, deste modo, entrei na disputa, não por vontade própria ou por vaidade, mas porque fui designado para cumprir essa missão pelos meus colegas.
Por que você quer ser vereador?
Olha Camilo, quero ser vereador pelo fato de não me sentir mais representado pelos que lá estão, pela carência de propostas, a Câmara Municipal é o lugar dos grandes debates sobre os temas da cidade, no entanto, as discussões praticamente não existem, a população se afastou da política, precisamos trazer o povo para o centro das decisões, democracia se exerce com o povo, não longe do povo, com decisões tomadas em gabinetes. Quero uma vaga no parlamento municipal para elaborar políticas públicas para juventude, mostrar que política é coisa séria e não deve ser usada para benefício próprio, mas para transformar a vida das pessoas. Agora é a hora da juventude.
O que você acha da política de Água Branca hoje?
A política de Água Branca está passando por um momento de crise, assim como em todo o Brasil. O número de pessoas desanimadas com os rumos que a política tomou em nosso município é muito grande, cabe a nós trazer a esperança de volta.
Nesse momento, estamos em uma mudança de geração, essa que aí está, já fez o que tinha para fazer, agora é hora de renovação, de mudança.
É a hora da juventude.
Quais são suas principais propostas?
São muitas e foram elaboradas por nosso time, são essas, luar pela implementação de cursos pré-ENEME e pré-vestibular para que mais água-branquenses ingressem na Universidade, o filho do agricultor, do pedreiro e do vaqueiro tem que ter o direito de estudar; cobrar do município bolsas de estudo para aqueles estudantes que mais precisam e tem dificuldade de se manter na Universidade, porque não basta entrar, tem que permanecer e para isso é preciso condições; transporte eficiente para os estudantes de todas séries, inclusive, universitários; exigir transparência dos poderes públicos; valorização da agricultura familiar e do comércio, para que a economia do município possa se desenvolver, colocando dinheiro no bolso dos trabalhadores (as); cobrar iluminação pública de qualidade; lutar pela valorização da cultura e preservação do patrimônio histórico de nossa cidade; lutar para que todas as comunidades tenham água encanada.
Por que o eleitor deve sair de casa dia 02 de outubro para votar em Victorino?
O eleitor deve sair de casa no dia 2 de outubro para votar na nossa candidatura porque não dá mais para repetir os mesmos erros, nosso projeto é um dos poucos que realmente está conectado com as demandas do povo e da juventude.
Tenho certeza que os jovens não vão deixar passar essa chance, nosso povo não aguenta mais.
É a hora da juventude.
Comentários
Postar um comentário