Querid@s, circula há um tempo na rede um vídeo que conta um pouco da história de Dona Lindalva, senhora que vivi no interior do Ceará e que comoveu a tod@s pela beleza de seu jeito simples, humilde, mas muito feliz.
A história de Dona Maria é um pouco da história de tod@s nós. Veja abaixo.
No documento, ela narra que não tem praticamente nada, sequer dinheiro para compra uma Havaiana, ao invés de comprar um novo chinelo, preferi usar o pouco dinheiro para aquirir alimentos, mas que sua grande alegria é ir à escola, mesmo com sua idade avançada, se sente muito feliz quando aprende a escrever uma letra e vai formando palavras.
Sempre que vejo esse vídeo me vem a cabeça muitas cenas, são imagens do nosso cotidiano, pois nossa gente é formada essencialmente por pessoas como Dona Maria.
Tod@s tem uma mãe, uma tia, um tio que passaram ou passa pelas dificuldades da senhora dona da história.
Sabem disso e tendo a mesma origem, sempre fui radicalmente contra qualquer tipo de soberba, arrogância e preconceito contra os mais humildes, pois também já passei por todas essa limitações financeiras, preconceitos contra nossa origem, nossa cor, nosso jeito humilde de ser.
Tenho total identificação com essa história e, digo mais, tenho muito orgulho de ser sertanejo e falar cantado, esse talvez seja o meu maior patrimônio.
Como não poderia deixa de falar, ao assistir o depoimento dessa mulher, me veio a cabeça aquela sessão de preconceitos apresentada por uma certa pessoa, que aqui nego-me a dizer o nome nesse momento em respeito a Dona Maria.
Cada palavra dita, não atingia o candidato da oposição, mas a maioria dos água-branquense que não tiveram oportunidade de se educarem, não por opção, mas pela falta desta.
Cada riso, cada "mangação", feriu minha dignidade, me senti violentado pela tamanha ignorância apresentada.
Esse comportamento só poderia ter partido de alguém que esqueceu de suas origens, que nega o lugar de onde veio, que utiliza e se aproveita da simplicidade de nosso povo para explorá-lo.
Pessoas assim me causam repulsa e vergonha!
Sinceramente, nosso povo merece ser governado por alguém que represente nossos valore, que tenham respeito pelo povo e que trabalhe incansavelmente para que tod@s tenham oportunidade de estudar e trabalhar.
Estimular preconceitos contra quem não tem desenvoltura com a língua escrita e falada é sórdido, baixo e ridículo.
A história de Dona Maria é a história de tod@s nós.
Comentários
Postar um comentário