Pular para o conteúdo principal

A história de Dona Maria é a história de todos nós

Querid@s, circula há um tempo na rede um vídeo que conta um pouco da história de Dona Lindalva, senhora que vivi no interior do Ceará e que comoveu a tod@s pela beleza de seu jeito simples, humilde, mas muito feliz.

A história de Dona Maria é um pouco da história de tod@s nós. Veja abaixo.

No documento, ela narra que não tem praticamente nada, sequer dinheiro para compra uma Havaiana, ao invés de comprar um novo chinelo, preferi usar o pouco dinheiro para aquirir alimentos, mas que sua grande alegria é ir à escola, mesmo com sua idade avançada, se sente muito feliz quando aprende a escrever uma letra e vai formando palavras.

Sempre que vejo esse vídeo me vem a cabeça muitas cenas, são imagens do nosso cotidiano, pois nossa gente é formada essencialmente por pessoas como Dona Maria.

Tod@s tem uma mãe, uma tia, um tio que passaram ou passa pelas dificuldades da senhora dona da história.

Sabem disso e tendo a mesma origem, sempre fui radicalmente contra qualquer tipo de soberba, arrogância e preconceito contra os mais humildes, pois também já passei por todas essa limitações financeiras, preconceitos contra nossa origem, nossa cor, nosso jeito humilde de ser.

Tenho total identificação com essa história e, digo mais, tenho muito orgulho de ser sertanejo e falar cantado, esse talvez seja o meu maior patrimônio.

Como não poderia deixa de falar, ao assistir o depoimento dessa mulher, me veio a cabeça aquela sessão de preconceitos apresentada por uma certa pessoa, que aqui nego-me a dizer o nome nesse momento em respeito a Dona Maria.

Cada palavra dita, não atingia o candidato da oposição, mas a maioria dos água-branquense que não tiveram oportunidade de se educarem, não por opção, mas pela falta desta.

Cada riso, cada "mangação", feriu minha dignidade, me senti violentado pela tamanha ignorância apresentada.

Esse comportamento só poderia ter partido de alguém que esqueceu de suas origens, que nega o lugar de onde veio, que utiliza e se aproveita da simplicidade de nosso povo para explorá-lo.

Pessoas assim me causam repulsa e vergonha!

Sinceramente, nosso povo merece ser governado por alguém que represente nossos valore, que tenham respeito pelo povo e que trabalhe incansavelmente para que tod@s tenham oportunidade de estudar e trabalhar.

Estimular preconceitos contra quem não tem desenvoltura com a língua escrita e falada é sórdido, baixo e ridículo.

A história de Dona Maria é a história de tod@s nós.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esposa de Maciel Coito acusa Paulo Campos de cometer crime

Querid@s, o dia hoje começou com o debate político acalorado, o ex-candidato a prefeito, Paulo Campos, resolveu sair da toca e escreveu um texto metralhando o governo Zé Carlos. Paulo dissertou sobre a atual situação política de nossa cidade, o que foi postado em sua rede social corresponde a verdade, concordo em número, gênero e grau, realmente não há o que comemorar em nenhuma área da administração. A educação transformou-se em cabide de emprego, parentes e mais parentes dos atuais gestores estão empregados, a saúde nem se fala, por lá falta tudo. Ao discorrer sobre a situação da Secretária de Assistência Social, comandada pela Srª Wilma de Sá, o ex-Chefe de Gabinete das gestões Dorinha não economizou na munição, afirmou o seguinte, "presenciamos um vice-prefeito brincando de ser prefeito e sua esposa a Sec brincado de ser primeira-dama, e tome corte corte do bolsa família dos não aliados (sic)". Veja Abaixo.  Até é compreensivo, pois é natural da política

Moradora do Bairro Novo denuncia descado com a comunidade

Querid@s, a maradora do Bairro Novo, Fabíola Barros, vem postando vários vídeos e textos sobre a situção do bairro em que reside. Antes de tudo, parabenizo a cidadã Fabíola pelo à disposição de lutar pela melhoria do ambiente em que convive. A atitude é louvável, outr@s deveriam seguir o exemplo, só assim, conseguiremos enfrentar a ditadura Dorinha. No último vídeo sobre a iluminação das ruas, fica claro que aquela comunidade não dispõe do serviço de iluminação pública. Veja, a CIP é um tributo definido no Art. 149-A da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna atribuiu exclusivamente aos municípios a competência para cobrar dos munícipes os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública e facultou a arrecadação desta contribuição por meio da fatura de energia elétrica. Através de lei, o município pode arrecadar a CIP dos proprietários de imóveis e consumidores de energia elétrica, com a finalidade de custear a operação, manutenção, expansão e o consum

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu