Querid@s, ontem uma decisão da Justiça Federal colocou Água Branca mais uma vez nas páginas policiais. Depois de 11 anos de espera, finalmente o ex-prefeito Reinaldo Falcão e o então Secretário de Finanças, Zé Roberto, foram condenados cada um, a 5 anos e 6 meses de prisão.
Relembre a Operação Gabiru, em 17 de maio de 2005 um contingente de 350 policiais federais prendeu 31 pessoas em diversos municípios de Alagoas e cumpriu 61 mandatos de busca e apreensão. O líder da quadrilha foi apontado como José Rafael Torres Barros, ex-prefeito de Rio Largo. A operação foi fruto de uma investigação realizada pelo Ministério Público Federal entre 2001 e 2005 e que identificou irregularidades em pelo menos 10 municípios. Foram apreendidos nove carros de luxo, um caminhão-baú usado para transportar merenda escolar, cerca de 3 milhões de reais em dólares, euros, reais, pedras preciosas e cheques.
Como funcionava, o esquema de corrupção iniciava com José Rafael Torres assediando o prefeito ou secretário municipal, apresentando a fraude; a partir daí a prefeitura estruturava uma das formas propostas para fraudar as licitações; José Rafael recebia os cheques dos valores negociados de forma fraudulenta e pagava os valores dos outros corruptos; quando o período de prestação de contas se aproximava, ou na iminência de alguma fiscalização, o líder do esquema produzia as falsas licitações; os supostos processos licitatórios eram apresentados à fiscalização, burlada por José Rafael.
O ex-prefeito de Rio Largo Rafael Torres, apontado como líder da organização criminosa, foi condenado a 63 anos e 8 meses de reclusão e multa por apropriação de verba pública e corrupção.
Reinaldo Falcão já figurava ao lado de Zé de Dorinha como um dos piores prefeitos que nossa cidade já teve, agora detém o título de único mandatário de Água Branca condenado por corrupção.
Como sempre disse, a história não para, muitas vezes não evoluí na velocidade que queríamos, mas quem deve sempre paga.
A saída de do desembargador já mostra efeito e outros cairão logo
ResponderExcluirTomara!
ResponderExcluirTomara!
ResponderExcluir