Pular para o conteúdo principal

Tereza Costa chama a polícia para retirar cidadãos da Câmara

Querid@s, ontem a sessão da Câmara de Vereadores foi marcada por uma sucessão de absurdos, incompetência e autoritarismo.

A presidente do Poder Legislativo local, Tereza Costa, vestiu a fantasia de Coronel e tocou o terror no plenário.

Na reunião semanal havia poucas pessoas acompanhando os trabalhos legislativos, dentre elas, Graça Cardoso e Davi Lacerda, sem combinar, os dois passaram a filmar e tirar fotografias, de repente, os dois foram surpreendidos pela irmã da presidente, Taniele Costa (tudo em família), ela se aproximou da dupla e afirmou que não era permito fazer registros do encontro, que Tereza havia dito que precisaria de autorização.

Não contente, a filha de Tânia Costa do auto da cadeira de presidente pegou o microfone e sentenciou, não autorizo que a sessão seja filmada, Davi Lacerda questionou o motivo, segundo ela, tem que ter seu consentimento prévio, pois está no Regimento.

Davi não se fez de rogado e pediu para que Tereza lesse a parte do Regimento Interno que proibi, nesse momento, a Presidente desconversou e falou que não iria ler.

Os que fotografavam, cientes de que o gesto era ilegal, visto que a Constituição Federal garante o direito, além do que, a Sessão é pública, realizada por agentes públicos e políticos pagos com o dinheiro do contribuinte, nada mais óbvio do que aqueles que pagam a conta fiscalize o que seus empregados estão a fazer.

Ato contínuo, a presidente mandou uma funcionária da Câmara chamar a polícia para prender Graça e Davi, não sabemos o motivo, mas o fato é que os policiais não apareceram.

A Lei Maior de nosso país afirma em seu art. 5º, II, “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

Como não existe mandamento legal que proíba qualquer cidadão de fiscalizar o poder público, Tereza Costa incorreu no crime de constrangimento ilegal.

Veja o que diz o Código Penal:

Constrangimento ilegal

Art. 146 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda:

Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

Sem me alongar muito na questão legal, pois estamos a tratar de algo descabido, cito aqui os três poderes máximos da República como exemplo, o Executivo Federal tem sua própria TV para propagar e prestar contas dos atos dos ministros de Estado e do Presidente da República, o Congresso Nacional mantém dois veículos, uma para cada casa, a TV Senado e a TV Câmara e o Judiciário divulga seus atos por meio da TV Justiça.

Mas aqui em Água Branca, a toda poderosa Tereza Costa decidiu que a Constituição Federal não vale para a Câmara Municipal.

Vale dizer que Cargilson Lacerda foi o único vereador que protestou e se posicionou contra o ato, os demais ficaram calados, ou seja, quem cala consente. 

O fato é lamentável, vergonhoso e denigre a imagem do Poder Legislativo, pois sua presidente está lá para fazer leis, quando de fato não conhece nada da função que exerce.

Ditadura nunca mais, aqui vocês não terão vez!

Cada gesto autoritário e intimidatório, terão reação proporcional.

Será que Tereza Costa tem algo muito grave a esconde?

Isso é o que veremos a partir de agora, estamos de olho e vamos desvendar esse mistério. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu...

Em escola dos Covões de Baixo, crianças estão bebendo água podre

Querid@s, nosso Serviço de Inteligência obteve uma informação lamentável e chocante, chegou ao nosso conhecimento uma conversa entre o Secretário de Educação, Bruno Mafra, e o Srº Eraldo, conhecido como pinto. O secretário pediu socorro para que fosse urgentemente solucionado um problema na caixa d`água em uma escola que fica na comunidade dos Covões de Baixo, pois a situação era de desespero, visto que a população já havia denunciado que a água fornecida as crianças está podre. Segundo Bruno Mafra, os caminhões-pipa não poderiam resolver o problema, pois não dispõe de Bomba Sapo. Não bastasse Bruno ter fornecido merenda com urina e fezes de rato, agora resolveram escancarar de vez e chegaram ao cúmulo onde as crianças estão sendo obrigadas a ingerirem água podre. Sinceramente, queria dizer algumas palavrar que representassem nesse momento minha indignação, mas infelizmente não posso, por se tratar de espaço público. Nosso povo está sendo tratado como bicho, e olhe...

O desespero do Secretário de Educação, Bruno Mafra

Caros ami@s, hoje recebi a visita do Secretário de Educação, Bruno Mafra. Ele apareceu in box, aqui na página, deixou o endereço de um artigo seu, chamado: A oposição facebookeana de Água Branca.  Como por óbvio, fui ler. Sabe aquela expressão, VERGONHA ALHEIA? Aquela em que você fica com vergonha de algum gesto ou ato cometido por alguém. Pois foi isso que me ocorreu. Inicialmente, pensei com meus botões, se o Bruno Mafra fez questão de passar o endereço, significa que vou encontra argumentos bem elaborados e robustos. Sei que é difícil defender o governo municipal, mas nunca podemos duvidar da capacidade de alguém, né? Assim como eu, sei que você também irá perceber as mesmas coisas. O que vi foi um gesto de desespero e descontrole. Sinceramente, no final não consegui entender nada. É possível tirar as seguintes conclusões, Bruno está furioso com nossa atuação, não tem argumentos para rebater nossas cobranças, sentiu que entrou num mato sem cachorro, pois seu fut...