Querid@s, o Sindicato dos Funcionários Municipais de Água Branca (Sinfumab) veiculou em suas redes sociais a notícia de que a merenda escolar fornecidas as crianças estão contaminadas com fezes e urina de ratos.
Segundo a denúncia, os alimentos disponibilizados a uma escola da comunidade da Serra do Cavalo, como mostram as fotos, estavam estragados.
O causador do estragos são roedores, o texto feito pela sindicato é o seguinte:
"VOCÊ COMERIA DESTA MERENDA? CERTAMENTE NÃO. POIS É, AGUABRANQUENSES, ESTA MERENDA FOI LEVADA PARA A ESCOLA DA SERRA DO CAVALO, TOTALMENTE SUJA DE FEZES E URINAS DE RATOS E COM EMBALAGENS RUÍDAS.
O SINFUMAB PROTOCOLOU OFICIO PARA O CONSELHO DA MERENDA, DO FUNDEB E SEMED. ATÉ ENTÃO NÃO FORAM TOMADAS PROVIDENCIAS E PARA COMPLETAR ALGUNS AUXILIARES DA ESCOLA FIZERAM A LIMPEZA DAS EMBALAGENS.
ACORDEM POVO, SOMOS GENTE E NÃO ANIMAIS, VAMOS FISCALIZAR E DENUNCIAR!"
O caso é grave pois expõe crianças a doenças letais, como:
Leptospirose - A leptospirose é causada pela bactéria leptospira, transmitida ao homem pela urina de ratos, ratazanas e camundongos. A leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão.
Hantavirose - A hantavirose é uma doença infecciosa grave, causada pelo hantavírus, transmitido por saliva, fezes ou urina dos roedores. Essas secreções secam e misturam-se à poeira do ar. A principal forma de infecção ocorre quando a pessoa inala poeira em ambientes onde o vírus esteja presente, principalmente em locais fechados. Depois de ser inalado, o vírus pode levar até 60 dias para entrar em ação.
Peste - A peste negra ou “febre do rato”, como é conhecida popularmente, é uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente por picada de pulga (de ratos) infectada pela bactéria Yersinia pestis. A peste teve um impacto enorme na Europa no século XIV, quando se espalhou rapidamente e matou cerca de 25 milhões de europeus – um terço da população do continente naquela época. A epidemia voltou a ocorrer várias vezes nos séculos seguintes.
É preciso a mobilização da sociedade para cobrar providências e punições aos culpados.
Comentários
Postar um comentário