Pular para o conteúdo principal

Oposição derrota Zé de Dorinha

Car@s, na última sessão da Câmara Municipal, os vereadores da oposição deram uma lição em Rodrigo Sandes (Primeiro Ministro). Estava agendado para o encontro a derrubado do veto da prefeita, Albani Sandes. Este versava sobre a aplicação do percentual de 100% dos recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmac) para os servidores da saúde. A Câmara aprovou e a chefe do Executivo vetou. Assim sendo, os parlamentares oposicionistas decidiram derrubar o veto, desta maneira, os trabalhadores passarão a receber 100% da verba.

O que é o PMAQ?

Um brinde pelo bom Desempenho:

Segundo o próprio Departamento da Atenção Básica, o PMAQ – AB tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Com isso, o programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

A notícia da derrubada do veto é positiva sob todos os aspectos, desde o ganho dos servidores a postura da oposição. Há um tempo vinha me questionando sobre a formação do grupo dos Independentes, formado pelos vereadores Cargilson Lacerda, Lurdinha e Maciel Coito. Até o presente momento nada de concreto havia acontecido. Fato cobrado à exaustão nesse espaço.

Na última sexta-feira 14, os Independentes se uniram ao restante da oposição para demarcarem território e exercer de fato o papel de vereadores. Devo dizer que foi a primeira vez que vi nessa legislatura a Câmara se portar de maneira altiva e independente. O resultado foi a vitória do povo e o fortalecimento do Poder Legislativo.

Nesta Sessão, ficou claro o amadorismo e desespero da turma de Zé de Dorinha, este enviou o seu melhor soldado, Rodrigo Sandes. Lá, o Primeiro Ministro se desesperou diante da derrota do governo, dirigiu-se ao Presidente da Câmara, Maciel Coito, exigindo o microfone para falar. O Vaqueiro não se intimidou, negou a palavra e retrucou dizendo que o secretário apresentasse requerimento para avaliação. Alertou ainda o Primeiro Ministro, "nós queremos conversar é com a prefeita, não com você".

Rodrigo berrou, esperneou, mas teve que ir embora de crista baixa. Engoliu a derrota e a lição de moral do Presidente.

Diante dos fatos, posso concluir que os vereadores fizeram o que se esperam deles, fiscalizar e legislar em nome povo.

Assim sendo, devo esclarecer, Camilo Cienfuengos não tem partido e tem apenas um lado, o do povo. Mas para o bem da justiça, registro o meu reconhecimento pela conduta dos trabalhos no Legislativo Municipal. Ao que parece, finalmente, a oposição acordou de vez, começa a ganhar corpo. Já havia passado da hora de alguém se levantar contra os desmandos de Zé de Dorinha.

Digo mais, continuaremos cobrando todos os agentes públicos e políticos, independente de partido e credo. Cabe a todos nós, apoiarmos as boas iniciativas e criticar os erros.

Esperamos que @s parlamentares continue nessa mesma direção, que a última Sessão não tenha sido apenas um sonho de verão.

Apenas para concluir, continuamos esperando a vereadora Lurdinha processar Pedro Freire, assim ela prometeu. Caso não tome essa atitude, será impiedosamente acusada de ter recebido dinheiro sujo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esposa de Maciel Coito acusa Paulo Campos de cometer crime

Querid@s, o dia hoje começou com o debate político acalorado, o ex-candidato a prefeito, Paulo Campos, resolveu sair da toca e escreveu um texto metralhando o governo Zé Carlos. Paulo dissertou sobre a atual situação política de nossa cidade, o que foi postado em sua rede social corresponde a verdade, concordo em número, gênero e grau, realmente não há o que comemorar em nenhuma área da administração. A educação transformou-se em cabide de emprego, parentes e mais parentes dos atuais gestores estão empregados, a saúde nem se fala, por lá falta tudo. Ao discorrer sobre a situação da Secretária de Assistência Social, comandada pela Srª Wilma de Sá, o ex-Chefe de Gabinete das gestões Dorinha não economizou na munição, afirmou o seguinte, "presenciamos um vice-prefeito brincando de ser prefeito e sua esposa a Sec brincado de ser primeira-dama, e tome corte corte do bolsa família dos não aliados (sic)". Veja Abaixo.  Até é compreensivo, pois é natural da política

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu

Maciel Coito se torna o vice-prefeito mais poderoso da história de Água Branca

Querid@s, nos últimos dias, o vice-prefeito Maciel Coito e a Secretária de Assistência Social, Wilma de Sá, sua esposa, caíram na redes sociais e nos meios informativos da região. Wilma acusou Paulo Campos de cometer crime, na sequência, surgiram informações apontando para suposto crime de falsidade ideológica cometido pela secretária. No meio de toda essa pancadaria, o primo de Maciel Coito, Toinho, assume a função de Secretário de Saúde. Com isso, a família Coito passa a controlar a Vice-prefeitura, Secretária de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Nunca antes um vice-prefeito obteve tanto poder, Maciel entra para história de Água Branca como o substituto do prefeito mais poderoso de todos os tempos. Com esse poderio, certamente novos voos e planos já passam pela cabeça de Maciel. Zé Calos deve estar ciente de tudo, é o que se espera de um prefeito atento.