Querid@s, estamos em pleno verão, temporada de zika, chikungunya, dengue e agora com mais um agravante, a ameaça de Febre Amarela, todas essas doenças tem um transmissor em comum, o velho e resistente Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue.
No estado mineiro, segundo informações do Programa Fantástico, "até agora, foram registrados 272 casos suspeitos de febre amarela em 38 municípios do Nordeste de Minas Gerais, segundo o Ministério da Saúde. São 71 mortes suspeitas, 25 já confirmadas." . Veja aqui.
Segundo a reportagem, ainda não foi confirmado transmissão de humano para humano, apenas de macacos para o homem, mas o alerta se dá pela possibilidade de a contaminação ocorrer em áreas urbanas, onde a proliferação da doença se daria em escala catastrófica.
O Secretário de Saúde, Rafael Campos, depois de quase um mês no cargo, ainda não deflagrou nenhuma campanha de combate ao Aedes aegypti, mesmo depois de toda a tragédia do ano passado onde parte da população água-branquense foi vitimada pelo Zika, principalmente os idosos.
Sabendo disso, Rafael já deveria ter tomados providências nesse sentido, estamos diante de uma tragédia anunciada, todos correm sérios riscos, no entanto, por parte da Secretaria de Saúde, nada é feito.
Será que teremos que esperar o primeiro caixão descer para o cemitério para que providências sejam tomadas?
Boa tarde Prezado blogueiro;
ResponderExcluirna primeira semana que assumimos nos reunimos com os ACS, ACE e equipes do PSF e ESB, levantamos as prioridades e estamos planejando as ações. Na segunda semana sentamos exclusivamente com os ACE, esses responsáveis pelo combate direto ao Aedes, levantamos as prioridades e estamos trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos mesmos, mas de antemão posso lhe adiantar que o primeiro ciclo de combate ao Aedes já se iniciou na zona urbana, em breve faremos um mutirão. Qualquer dúvida vc sabe onde me encontrar! Saudações!