Pular para o conteúdo principal

As mulheres de Água Branca não tem o que comemorar

Querid@s, hoje é o Dia Internacional das Mulheres, data para reflexão sobre a situação dos indivíduos do gênero feminino, aqui em nosso espaço, não poderia ser diferente.

Água Branca hoje possuí mulheres no legislativo e no Executivo municipal, no primeiro, Adriana Zuza, Graça da Farmácia, Lurdinha do Sindicato e Tânia Costa, no segundo, Albani Sandes e Tatiana Dorinha. Ou seja, muito provavelmente nossa cidade está entre as cidades brasileiras onde as mulheres tem a maior participação política, não é exagero de minha parte, isso é fato.

Esse fenômeno, por si, deveria ser motivo de grande comemoração, visto que as mulheres de nossa terra ainda são vergonhosamente oprimidas, seja de maneira explícita ou implícita.

São flagrantes para tod@s n@s que (sempre escrevo com @ para me referir a eles e elas) muitas mulheres ainda são mantidas em verdadeiros cativeiros, lá são obrigadas a lavar, passar, conzinhar, cuidar da casa e dos filhos, sendo terminantemente humilhadas e proibidas de ter uma vida social por seus maridos, companheiros e namorados. Em muitos casos são espancadas, estupadras e amaçadas sem o direito de reivindicar seus direitos.

Sofrem caladas e em silêncio.

É muito comum observar que os homens podem ir ao bar, ao jogo, a festa sem a mulher, manter amantes, mas ela nunca pode nada.

Agora nossas bravas mulheres estão mais uma vez sob o medo, dessa vez da zica e da microcefalia, nenhuma está a salvo, visto o alto grau de contaminação em nossa cidade.

Dito isso, voltando ao início, com a expressiva quantidade de mulheres no poder, é mais que estranho não termos uma única política pública para essa parcela da população.

As mulheres do nosso parlamento não proferem uma única palavra sobre os temas acima citados, que dirá um projeto de lei, algo vexatório para as vereadoras.

No Executivo temos prefeita e vice, as duas tuteladas por um homem. Zé de Dorinha, este humilha em praça pública sua esposa, quando desautoriza a mandatária de direito a tomar qualquer atitude sem antes consultá-lo.

O prefeito de fato é José Rodrigues Gomes, nada acontece sem o seu aval.

No mesmo sentido da Câmara, as mulheres do Executivo nada fizeram para amenizar o sofrimento e a aflição das mulheres de nossa cidade.

Basta ver o abandono pelo qual estão passando com a zica.

Hoje nesse dia tão importante, a prefeitura força a barra e exige a presença das crianças em passeatas, quando quem deveriam ali estar eram as mulheres. Mas, como estas não acreditam no governo, mesmo sendo uma causa justa, não comparecem, pois tudo não passa de um teatro.

Amanhã tudo volta ao normal, o mundo passa a ser masculino novamente.

Hoje não dá para comemorar, apenas lastimar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu...

Em escola dos Covões de Baixo, crianças estão bebendo água podre

Querid@s, nosso Serviço de Inteligência obteve uma informação lamentável e chocante, chegou ao nosso conhecimento uma conversa entre o Secretário de Educação, Bruno Mafra, e o Srº Eraldo, conhecido como pinto. O secretário pediu socorro para que fosse urgentemente solucionado um problema na caixa d`água em uma escola que fica na comunidade dos Covões de Baixo, pois a situação era de desespero, visto que a população já havia denunciado que a água fornecida as crianças está podre. Segundo Bruno Mafra, os caminhões-pipa não poderiam resolver o problema, pois não dispõe de Bomba Sapo. Não bastasse Bruno ter fornecido merenda com urina e fezes de rato, agora resolveram escancarar de vez e chegaram ao cúmulo onde as crianças estão sendo obrigadas a ingerirem água podre. Sinceramente, queria dizer algumas palavrar que representassem nesse momento minha indignação, mas infelizmente não posso, por se tratar de espaço público. Nosso povo está sendo tratado como bicho, e olhe...

O desespero do Secretário de Educação, Bruno Mafra

Caros ami@s, hoje recebi a visita do Secretário de Educação, Bruno Mafra. Ele apareceu in box, aqui na página, deixou o endereço de um artigo seu, chamado: A oposição facebookeana de Água Branca.  Como por óbvio, fui ler. Sabe aquela expressão, VERGONHA ALHEIA? Aquela em que você fica com vergonha de algum gesto ou ato cometido por alguém. Pois foi isso que me ocorreu. Inicialmente, pensei com meus botões, se o Bruno Mafra fez questão de passar o endereço, significa que vou encontra argumentos bem elaborados e robustos. Sei que é difícil defender o governo municipal, mas nunca podemos duvidar da capacidade de alguém, né? Assim como eu, sei que você também irá perceber as mesmas coisas. O que vi foi um gesto de desespero e descontrole. Sinceramente, no final não consegui entender nada. É possível tirar as seguintes conclusões, Bruno está furioso com nossa atuação, não tem argumentos para rebater nossas cobranças, sentiu que entrou num mato sem cachorro, pois seu fut...