Pular para o conteúdo principal

O triste fim do SINFUMAB

Qurid@s, no último dia 28, segunda-feira, aconteceu uma reunião com parte dos professores e servidores da educação com o objetivo de fundar o SINTEAL (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas), em Água Branca.

A estimativa é que na reunião estiveram presentes, em torno de 120 (cento e vinte) trabalhadores, isso mostra o grau de insatisfação dos profissionais com o SINFUMAB (Sindicato dos Funcionários Municipais de Água Branca).

Também filiaram-se 70 (setenta) membros.

A turma que controla o sindicato marchou em direção oposta as demandas de seus representados, desde o início do governo, em janeiro deste ano, o posicionamento e ânimo da diretoria arrefeceu, abrandou.

Esse foi o primeiro sintoma de que algo não ia bem, pois, pelo histórico, o órgão sindical sempre foi bravio e combativo, mas bastou virar o ano, tudo mudou.

A categoria começou a se sentir órfã, diante de tantas demandas, nenhum pio do Sindicato, não houve mobilização e acabaram aceitando um reajuste abaixo da inflação, o debate sobre os precatórios foi relegado, alguns professores, junto com os parlamentares Cargilson Lacerda e Zé Paulo, organizaram uma apresentação na Câmara de Vereadores para que a advogada Luíza Beltrão explicasse aos discentes quais os seus direitos e trâmites a serem seguidos.

Na oportunidade, Gilvan, presidente do SINFUMAB, marcou presença, até se pronunciou, mas ali ficou claro a falta de conhecimento e envolvimento na causa.

Diante de tudo isso, parte da categoria resolveu sair da paralisia e tomaram uma atitude, constituíram um novo órgão de representação sindical, o SINTEAL.

A diretoria foi formada pelas professoras Rejane Lima, Marleide Nascimento, Roseli dos Prazeres, Valdenice Oliveira e Lidiane Matias.

Esse é o reflexo do vácuo deixado pelo SINFUMAB, na política não existe espaço vazio, se um deixa de ocupar, outro logo se instala.

Os diretores do sindicato perderam o prumo e o rumo quando misturaram a luta com amizade e o governo.

Quem controla a Secretaria de Educação são os ex-membros do SINFUMAB, ali fizeram carreira, ganharam projeção e pularam para dentro da prefeitura.

Os que ficaram não souberam como separar calibrar a atuação, não cobraram, não exigiram e deixaram a categoria que representam de lado.

Assim foi com o estouro nas contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, o sindicato nada disso e fingiu que nada acontecia.

É com uma dor no coração que observamos o triste fim do SINFUMAB, antes tão atuante, mas agora parece que perdeu a razão de ser.

Mas, a vida segue, nova frente de atuação se forma, tomara que defendam os interesses dos trabalhadores da educação, assim como fez o SINFUMAB há pouco.

A política só se desenvolve quando a praticamos, por isso, a importância da democracia, pois se erra, corrigi e aperfeiçoa. 










Comentários

  1. Se os motivos para a ruptura foram esses acima mencionados deveriam observar melhor pois em Delmiro Gouveia a coisa não é muito diferente não! Um sindicato não é só sua diretoria. Sem base atuante não existe sindicato combativo!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário acima citado, até porquê, na briga pelos seus direitos, os trabalhadores da educação de Delmiro saíram perdendo quando aceitaram os mesmos 4% que também foram oferecidos pela gestão anterior.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro desconheces completamente a história do SINFUMAB em Água Branca ,bem como a história de quem o representou e representa. As fotografias só comprovam o quanto a influência de Zé de Dorinha(condenado a devolver recursos públicos -ladrão) foi e é maléfica para o crescimento e desenvolvimento do município ....foi sempre assim...ao invés de contruir,desconstrói ; de organizar, desorganiza. Uma rápida olhada nos espelhos do Fundef e Fundeb dos anos anteriores justifica muito bem a formação desse palco. É uma pena que a justiça só condenou e só obrigou o ex prefeito a devolver parte do dinheiro que roubou. Pena que o Sinteal embarcou nessa. Quem conhece o SINFUMAB, o Sinteal e a política de Água Branca só tenho a dizer: perdem todos os cidadãos do município. #quemviververá.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro desconheces completamente a história do SINFUMAB em Água Branca ,bem como a história de quem o representou e representa. As fotografias só comprovam o quanto a influência de Zé de Dorinha(condenado a devolver recursos públicos -ladrão) foi e é maléfica para o crescimento e desenvolvimento do município ....foi sempre assim...ao invés de contruir,desconstrói ; de organizar, desorganiza. Uma rápida olhada nos espelhos do Fundef e Fundeb dos anos anteriores justifica muito bem a formação desse palco. É uma pena que a justiça só condenou e só obrigou o ex prefeito a devolver parte do dinheiro que roubou. Pena que o Sinteal embarcou nessa. Quem conhece o SINFUMAB, o Sinteal e a política de Água Branca só tenho a dizer: perdem todos os cidadãos do município. #quemviververá.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Esposa de Maciel Coito acusa Paulo Campos de cometer crime

Querid@s, o dia hoje começou com o debate político acalorado, o ex-candidato a prefeito, Paulo Campos, resolveu sair da toca e escreveu um texto metralhando o governo Zé Carlos. Paulo dissertou sobre a atual situação política de nossa cidade, o que foi postado em sua rede social corresponde a verdade, concordo em número, gênero e grau, realmente não há o que comemorar em nenhuma área da administração. A educação transformou-se em cabide de emprego, parentes e mais parentes dos atuais gestores estão empregados, a saúde nem se fala, por lá falta tudo. Ao discorrer sobre a situação da Secretária de Assistência Social, comandada pela Srª Wilma de Sá, o ex-Chefe de Gabinete das gestões Dorinha não economizou na munição, afirmou o seguinte, "presenciamos um vice-prefeito brincando de ser prefeito e sua esposa a Sec brincado de ser primeira-dama, e tome corte corte do bolsa família dos não aliados (sic)". Veja Abaixo.  Até é compreensivo, pois é natural da política

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu

Maciel Coito se torna o vice-prefeito mais poderoso da história de Água Branca

Querid@s, nos últimos dias, o vice-prefeito Maciel Coito e a Secretária de Assistência Social, Wilma de Sá, sua esposa, caíram na redes sociais e nos meios informativos da região. Wilma acusou Paulo Campos de cometer crime, na sequência, surgiram informações apontando para suposto crime de falsidade ideológica cometido pela secretária. No meio de toda essa pancadaria, o primo de Maciel Coito, Toinho, assume a função de Secretário de Saúde. Com isso, a família Coito passa a controlar a Vice-prefeitura, Secretária de Assistência Social e Secretaria de Saúde. Nunca antes um vice-prefeito obteve tanto poder, Maciel entra para história de Água Branca como o substituto do prefeito mais poderoso de todos os tempos. Com esse poderio, certamente novos voos e planos já passam pela cabeça de Maciel. Zé Calos deve estar ciente de tudo, é o que se espera de um prefeito atento.