Pular para o conteúdo principal

A máfia dos transportes

Querid@s a bandalheira em nossa cidades tomou proporções inimagináveis, o Serviço de Inteligência do Camilo Cienfuegos recebeu a informação de que os proprietários dos veículos que fazem o transporte dos estudantes universitários estão extorquindo os alunos.

Antes, façamos um breve raciocínio, como todos sabemos é DEVER do Poder Público criar condições para que a população se desenvolva. No caso presente, no que se refere aos estudantes universitários, cabe a Prefeitura disponibilizar o transporte para que os mesmo tenham a possibilidade de se deslocarem até o local de estudo. Mas, o que sabemos é que os discentes procuraram a Prefeita para solicitar o veículo, esta não concedeu.

Ademais, caberia ao Governo Municipal criar um programa de bolsas de estudos. Todo@s aquel@s que estiverem devidamente matriculados na Universidade receberia uma ajuda financeira, em contrapartida cumpririam estágio na prefeitura no setor específico de seu curso. Ou seja, se o indivíduo faz Engenharia Civil, cumprirá um período de estágio na Secretaria de Obras, se estuda um curso na área da saúde, Secretaria de Saúde, se estuda na área da educação, Secretaria de Educação etc. Assim sendo, a comunidade estudantil se sentiria estimulada e valorizada, além de receber uma compensação financeira que iria ajudar a custear a sua vestimenta, xerox, material de estudo e alimentação.

Infelizmente nada disso acontece, ficando noss@s garot@s completamente expostos as intempéries dessa caminhada, correndo sérios risco de desistir no meio do caminho.

Nesse vácuo aparecem os aproveitadores, diga-se de passagem, são todos apoiadores de Zé de Dorinha e sua turma. Refiro-me aos proprietários dos veículos que fazem o trasporte dos estudantes. Como são pouquíssimos, ficam os alunos reféns desse aproveitadores inescrupulosos.

As informações que nos foram repassadas dão conta que os motoristas estão extorquindo os passageiros. O fato dar-se da seguinte maneira, tod@s nós sabemos que transporte privado é uma prestação de serviço, sendo assim, para cada prestação, uma contra prestação. Nesse caso, o pagamento da passagem, nada mais óbvio. O que nos deixou espantado e indignado é que os condutores estão exigindo que os estudantes efetuem o pagamento do mês em que estão de férias, mesmo sem utilizar o transporte, a garotada está sendo obrigada a efetuar o pagamento.

A pergunta que fica é a seguinte: como desembolsar o dinheiro se o serviço não foi prestado?

Além disso, os mafiosos do transporte ameaçam, constrangem e intimidam os estudantes, alegando que quem não pagar, não viaja mais.

É preciso dizer a esses achacadores que eles incorrem no CRIME DE EXTORSÃO, este tipificado no art. 158 do Código Penal.

Diz ele: Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa:
Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

É preciso denunciar esse covardes as autoridades competentes.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O triste fim do SINFUMAB

Qurid@s, no último dia 28, segunda-feira, aconteceu uma reunião com parte dos professores e servidores da educação com o objetivo de fundar o SINTEAL (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas), em Água Branca. A estimativa é que na reunião estiveram presentes, em torno de 120 (cento e vinte) trabalhadores, isso mostra o grau de insatisfação dos profissionais com o SINFUMAB (Sindicato dos Funcionários Municipais de Água Branca). Também filiaram-se 70 (setenta) membros. A turma que controla o sindicato marchou em direção oposta as demandas de seus representados, desde o início do governo, em janeiro deste ano, o posicionamento e ânimo da diretoria arrefeceu, abrandou. Esse foi o primeiro sintoma de que algo não ia bem, pois, pelo histórico, o órgão sindical sempre foi bravio e combativo, mas bastou virar o ano, tudo mudou. A categoria começou a se sentir órfã, diante de tantas demandas, nenhum pio do Sindicato, não houve mobilização e acabaram aceitando um re...

Urgente!! Wilson Torres declara apoio à Lurdinha

Querid@s, mais um fato inusitado acontece na política de Água Branca, ontem, dia 21, foi realizada uma reunião promovida pela pré-candidata a prefeita, Ludinha. Algumas lideranças estiveram presente, dentre elas, o ex-prefeito Wilson Torres, lá chegou acompanhado do ex-prefeito de Pariconha, Moacir Pereira. Após ouvir avaliações sobre o processo político água-branquense,  a palavra foi concedia a Wilson. O político fez algumas considerações e arrematou, "apóio Lurdinha, pois não apoiarei Zé Carlos, ele sequer é daqui". Seguiu afirmando que já está conversado com Roberto para que ele venha para o lado certo. Esse fato surpreendeu a tod@s os presentes, visto que o grande fiador da candidatura de Zé Carlos é Roberto Torres, além disso, Wilson tem uma ligação muito forte com o irmão, sendo assim, não tomaria nenhuma atitude à sua revelia. O que fica claro é que o clã Torres está embarcando em bloco na candidatura de Lurdinha. Gustavo, Lusca e agora Wilson fizeram esse m...

A violenta história de Água Branca

Car@s, nossa pequena e complexa cidade precisa passar por um processo de leitura e releitura de sua história. Só é possível seguir adiante se compreendermos os mecanismos que nos trouxeram até aqui. O mundo mudou, como Água Branca faz parte do mundo, também mudamos. Como exemplo cito o advento da internet, esse instrumento possibilita várias conexões e interações em tempo real. Veja que nesse momento estamos trocando ideias e percepções sobre nossa realidade. O Camilo Cienfuengos é fruto desse invento. Há 20 anos, contava-se nos dedos as família que possuíam um telefone em casa, hoje com apenas um click, podemos expressar nossas opiniões. O número cada vez crescente de jovens e adultos com acesso a estudo possibilita o contato com novos mundos e informação. Aqui as pessoas passaram a ter condições de adquirirem bens de consumo. Antes à residência que possuía um aparelho de televisão colorido era considerada de alto padrão. Talvez os mais novos não lembrem, mas era comum as pe...