Pular para o conteúdo principal

Herdeiros do barão colocam casa à venda

Querid@s, a nossa amada Água Branca certamente é uma das cidades mais bonitas de Alagoas, possivelmente uma das mais lindas do Brasil. Compondo o cenário, o clima é o mais agradável de todo o Nordeste, a natureza foi generosa, aqui temos rios, serras, caatinga e vales. Além disso, o patrimônio arquitetônico é uma pintura, uma obra de arte.

Infelizmente tudo isso está deteriorando pouco a pouco. Nesse momento centrarei esforços no patrimônio arquitetônico, pois a Casa do Barão foi colocada à venda, isso acende o sinal vermelho, os herdeiros declararam que não tem mais interesse em continuar como proprietários do imóvel.

O mundo todo e em todo mundo, os governos e as sociedades tem como prioridade a manutenção da arquitetura de suas cidades. Sem ir muito longe, vejamos o caso de Piranhas e Penedo, as duas já foram objeto de projeção nacional por meio de filmes e minisséries, visto o alto grau de preservação e beleza.

Fico a pensar como poderia Água Branca se lançar no circuito turístico se nossa casa comum está decadente e nosso casario depredado. Veja que essas nossas belezas poderiam gerar muita renda para nosso povo, a cidade poderia está repleta de turistas gastando dinheiro em nosso território, mas infelizmente está tudo abandonado.

O risco que corre a Casa do Barão é mesmo pelo qual passa a Casa do Coronel Abel Torres, esta foi comprada e praticamente demolida. O atual proprietário acredita que pelo fato de ter adquirido o bem, pode fazer com o imóvel o que bem entender. Digo eu, você não pode demolir a casa, pois o senhor tem a posse, mas a propriedade é tod@s aguabranquenses. Esse patrimônio representa nossa história, sem ele, seremos um corpo sem alma.

A prefeitura tem a obrigação de adquirir a Casa do Barão e ali organizar a Casa da Cultura, contratar nossos artistas como: Gil Art`s, Cuca e Cristo de Nozinho para ministrarem aulas as crianças e adolescentes. Nesse espaço haveria palestras, apresentações de filmes e documentários, além de muitas rodas de bate papo. Ou seja, seria o centro intelectual do município, as melhores ideias e teses passariam por ali, nosso povo teria acesso a tudo que há de mais avançado nas artes e letras.

Caso isso não seja feito, perderemos a Casa mais imponente de Água Branca, nela já foram tomadas as decisões mais importantes de nossa cidade, além de abrigar os dirigentes políticos mais importantes de nossa história. Joaquim Antônio de Siqueira Torres, primeiro barão de Água Branca ( 08/09/1808-29/01/1888), filho de capitão Teotônio Vitoriano Torres e de Gertrudes Maria da Trindade. Casou-se duas vezes, a primeira com Joaquina Vieira Sandes, a segunda com Joana Viera Sandes, irmã da primeira, sendo também baronesa da cidade.

Essa é a chance de Zé de Dorinha e sua turma fazerem alguma coisa pela nossa terra, talvez seja lembrado no futuro por esse gesto.

Aguardemos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu...

Em escola dos Covões de Baixo, crianças estão bebendo água podre

Querid@s, nosso Serviço de Inteligência obteve uma informação lamentável e chocante, chegou ao nosso conhecimento uma conversa entre o Secretário de Educação, Bruno Mafra, e o Srº Eraldo, conhecido como pinto. O secretário pediu socorro para que fosse urgentemente solucionado um problema na caixa d`água em uma escola que fica na comunidade dos Covões de Baixo, pois a situação era de desespero, visto que a população já havia denunciado que a água fornecida as crianças está podre. Segundo Bruno Mafra, os caminhões-pipa não poderiam resolver o problema, pois não dispõe de Bomba Sapo. Não bastasse Bruno ter fornecido merenda com urina e fezes de rato, agora resolveram escancarar de vez e chegaram ao cúmulo onde as crianças estão sendo obrigadas a ingerirem água podre. Sinceramente, queria dizer algumas palavrar que representassem nesse momento minha indignação, mas infelizmente não posso, por se tratar de espaço público. Nosso povo está sendo tratado como bicho, e olhe...

O desespero do Secretário de Educação, Bruno Mafra

Caros ami@s, hoje recebi a visita do Secretário de Educação, Bruno Mafra. Ele apareceu in box, aqui na página, deixou o endereço de um artigo seu, chamado: A oposição facebookeana de Água Branca.  Como por óbvio, fui ler. Sabe aquela expressão, VERGONHA ALHEIA? Aquela em que você fica com vergonha de algum gesto ou ato cometido por alguém. Pois foi isso que me ocorreu. Inicialmente, pensei com meus botões, se o Bruno Mafra fez questão de passar o endereço, significa que vou encontra argumentos bem elaborados e robustos. Sei que é difícil defender o governo municipal, mas nunca podemos duvidar da capacidade de alguém, né? Assim como eu, sei que você também irá perceber as mesmas coisas. O que vi foi um gesto de desespero e descontrole. Sinceramente, no final não consegui entender nada. É possível tirar as seguintes conclusões, Bruno está furioso com nossa atuação, não tem argumentos para rebater nossas cobranças, sentiu que entrou num mato sem cachorro, pois seu fut...