Pular para o conteúdo principal

Milton Canuto comprova que existem professores demais na Secretaria de Educação

Querid@s, como ficou provado e comprovado que Zé Carlos arrebentou as contas públicas de Água Branca, tudo por falta de assessoria e conhecimento sobre a administração, seguirei destrinchando outros aspectos do parecer do consultor, Milton Canuto.

O documento elaborado pelo técnico deixou claro que os valores do FUNDEB foram torrados apenas com a folha de pagamento dos servidores da Educação, ou seja 101%, quando o limite legal é de 60%.

Assim, o prefeito terá que retirar recursos de outras áreas para cobrir o rombo, mas vai chegar um determinado momento onde não poderá mais desviar dinheiro de outras Secretarias para tapar o buraco.

Nesse momento, faltará dinheiro até para pagar a água e a luz dos prédios públicos.

O caos está armado, resta esperar a chegada do furacão.

Milton Canuto comprovou que há um número elevado de docentes na Rede Pública Municipal de Educação, isso porque o Conselho Estadual de Educação orienta que a proporção adequada de professor/aluno seja de 1 profissional para cada 22 estudantes, mas aqui a relação é de 1 para 18, abaixo do recomendado.

Existem 5.739 estudantes matriculados, sendo 259 profissionais do Magistério efetivos, mais 52 contratados temporariamente, somando o total de 311 professores, quando o correto seria 261 profissionais.

Dessa forma, ficou comprovado que existem 50 trabalhadores a mais, o que impacta significativamente na folha de pagamento.

Veja o trecho do parecer técnico que afirma o que foi acima dito:

"Se analisarmos à relação Professor/Aluno, tomando como referência a planilha referente aos Profissionais do Magistério e o resumo da folha de pagamento do mês de março, combinado com a jornada de trabalho e a respectiva formação além do efetivo tempo de serviço, onde constatamos a existência de 259 Profissionais do Magistério efetivos, mais 52 contratados temporários perfazendo assim, um total de 311 Profissionais, pagos exclusivamente com recursos do FUNDEB, conforme espelhos das folhas apresentadas.

Neste caso ao verificarmos a distribuição do quadro dos Profissionais do Magistério efetivos + contratados temporários no comparativo com o respectivo número de alunos captadores de recursos para 2017, podemos observar que a relação existente entre os Profissionais e o número total de alunos corresponde a 1 (um) Profissional para 18 (dezoito) alunos, ou seja,  abaixo do quando comparado com a relação adequada que seria uma relação de 1 (um) Profissional do Magistério para 22 (vinte e dois) alunos. Para que o Município estivesse dentro das normas legais, sua capacidade para a realidade de matrícula encontrada seria de 261 Profissionais do Magistério atuando em atividade de sala de aula e pedagógica com jornada média de 20 a 25 horas semanais. No entanto, constata-se a existência conforme dados apresentados de 311 Profissionais com jornada média de 20 a 25 horas semanais, ou seja, 50 Profissionais a mais do que a relação adequada, o que seguramente interferirá no dispêndio final de folha de pagamento.".

Será que Zé Carlos tinha ideia do que estava fazendo quando nomeou essa carrada de gente para a Secretaria de Educação, a Secretária sabia das consequências desse ato irresponsável, será que pesavam que não precisavam respeitar qualquer lei e limite?

Em última análise, a culpa é do prefeito, pois escolheu auxiliares completamente despreparos.

O fato concreto e real é que as maluquices do Governo Municipal jogou o município no precipício.

O prefeito passa a partir de agora a ficar numa situação de completa fragilidade e vulnerabilidade, pois não há como reverter o problema num passe mágica e, os crimes já foram cometidos.

Basta apenas que a Polícia Federal ou a Procuradoria da República tomem conhecimento  para que o prefeito e a Secretária sejam  responsabilizados.

Se tomarmos como parâmetro as operações realizadas por esses órgãos, já podemos imagina o que poderá acontecer com Zé Carlos e seus colaboradores.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esposa de Maciel Coito acusa Paulo Campos de cometer crime

Querid@s, o dia hoje começou com o debate político acalorado, o ex-candidato a prefeito, Paulo Campos, resolveu sair da toca e escreveu um texto metralhando o governo Zé Carlos. Paulo dissertou sobre a atual situação política de nossa cidade, o que foi postado em sua rede social corresponde a verdade, concordo em número, gênero e grau, realmente não há o que comemorar em nenhuma área da administração. A educação transformou-se em cabide de emprego, parentes e mais parentes dos atuais gestores estão empregados, a saúde nem se fala, por lá falta tudo. Ao discorrer sobre a situação da Secretária de Assistência Social, comandada pela Srª Wilma de Sá, o ex-Chefe de Gabinete das gestões Dorinha não economizou na munição, afirmou o seguinte, "presenciamos um vice-prefeito brincando de ser prefeito e sua esposa a Sec brincado de ser primeira-dama, e tome corte corte do bolsa família dos não aliados (sic)". Veja Abaixo.  Até é compreensivo, pois é natural da política

Moradora do Bairro Novo denuncia descado com a comunidade

Querid@s, a maradora do Bairro Novo, Fabíola Barros, vem postando vários vídeos e textos sobre a situção do bairro em que reside. Antes de tudo, parabenizo a cidadã Fabíola pelo à disposição de lutar pela melhoria do ambiente em que convive. A atitude é louvável, outr@s deveriam seguir o exemplo, só assim, conseguiremos enfrentar a ditadura Dorinha. No último vídeo sobre a iluminação das ruas, fica claro que aquela comunidade não dispõe do serviço de iluminação pública. Veja, a CIP é um tributo definido no Art. 149-A da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna atribuiu exclusivamente aos municípios a competência para cobrar dos munícipes os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública e facultou a arrecadação desta contribuição por meio da fatura de energia elétrica. Através de lei, o município pode arrecadar a CIP dos proprietários de imóveis e consumidores de energia elétrica, com a finalidade de custear a operação, manutenção, expansão e o consum

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu