Pular para o conteúdo principal

Perigo: microcefalia ameaça a população de Água Branca

Querid@s, o Brasil foi surpreendido nos últimos dias com um surto de Microcefalia, todos os casos foram identificados aqui em nossa região. No ínicio da epidemia, os estados nordestinos que registraram a doença foram, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo o Portal Minha Vida, Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça da pessoa é significativamente menor do que a de outros da mesma idade e sexo. Microcefalia normalmente é diagnosticada no começo da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia tem problemas de desenvolvimento. Não há tratamentos para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Em entrevista ao jornal O Globo, Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch afirmou ontem que os casos de microcefalia devem aumentar no Brasil e que o país já enfrenta uma epidemia. Um balanço divulgado na terça-feira pelo ministério mostra que foram registrados 399 casos este ano em sete estados da Região Nordeste.

O representante do ministério afirma, o principal suspeito para a epidemia dessa malformação congênita é o vírus zika, que começou a circular pelo país no início deste ano e é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito da dengue e do chicungunha. Essa hipótese se fortaleceu após a detecção do vírus no líquido amniótico de duas grávidas da Paraíba, conforme foi divulgado anteontem pelo Ministério da Saúde.

Ontem, o Portal Noticioso, Minuto Sertão, divulgou matéria em que dizia que o município de Santana do Ipanema registrou dois casos na semana passada e investiga se os casos possuem alguma ligação com o vírus da Zika. Em Arapiraca a secretaria de Saúde investiga o caso em um bebê e em uma gestante. O CadaMinuto também recebeu informações de que casos de microcefalia em Girau do Ponciano, porém a informação não foi confirmada oficialmente.

Qurid@s, esse é o quadro da tragédia. Perceba que a doença já ronda as cercanias de nosso município, mesmo assim, ainda não vi nem ouvi a Secretaria Municipal de Saúde se pronunciar sobre o assunto.

Nesse momento, se a administração municipal fosse séria e competente, estaria com um grande aparato e um plano de ação.

Veja que até a presente data, nenhuma cartilha com informações básicas sobre a doença foi elaborada e distribuida, e nem a prefeita junto com a secretaria de saúde não se dirigiram a popualação. Ou seja, nossa cidade corre sérios risco de contrair uma epidemia avassaladora, com potencial para destruir toda uma geração, mas nada nem ninguém se mexe.

Recebi várias denuncias dando conta que os agentes de sáude municipais não estão combatendo o mosquito da dengue por falta do produto que é lançado nas caixas d`água e vasos de plantas. Segundo as informações coletadas, @s trabalhador@s da sáude pedem que os moradores assim as fichas, mesmo sem a realização do tratamento.

Na outra ponta, temos a oposição, esta tem a obrigação de fiscalizar e cobrar ações do Executivo, mesmo assim, a Câmara Municipal sequer sabe o que está se passando.

Nenhum d@s pré-candidat@s a prefeit@ se manifestaram a respeito. Veja que dentre os muitos postulantes pela oposição, lá encontra-se um autoproclamado doutor, mesmo sendo um técnico de laboratório, área da saúde, nada disse.

Tenho a ligeira impressão que el@s estão muito ocupados pensando nas eleições.

Resumo da ópera, o povo está abandonado à própria sorte.

Quem poderá nos salvar?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esposa de Maciel Coito acusa Paulo Campos de cometer crime

Querid@s, o dia hoje começou com o debate político acalorado, o ex-candidato a prefeito, Paulo Campos, resolveu sair da toca e escreveu um texto metralhando o governo Zé Carlos. Paulo dissertou sobre a atual situação política de nossa cidade, o que foi postado em sua rede social corresponde a verdade, concordo em número, gênero e grau, realmente não há o que comemorar em nenhuma área da administração. A educação transformou-se em cabide de emprego, parentes e mais parentes dos atuais gestores estão empregados, a saúde nem se fala, por lá falta tudo. Ao discorrer sobre a situação da Secretária de Assistência Social, comandada pela Srª Wilma de Sá, o ex-Chefe de Gabinete das gestões Dorinha não economizou na munição, afirmou o seguinte, "presenciamos um vice-prefeito brincando de ser prefeito e sua esposa a Sec brincado de ser primeira-dama, e tome corte corte do bolsa família dos não aliados (sic)". Veja Abaixo.  Até é compreensivo, pois é natural da política

Moradora do Bairro Novo denuncia descado com a comunidade

Querid@s, a maradora do Bairro Novo, Fabíola Barros, vem postando vários vídeos e textos sobre a situção do bairro em que reside. Antes de tudo, parabenizo a cidadã Fabíola pelo à disposição de lutar pela melhoria do ambiente em que convive. A atitude é louvável, outr@s deveriam seguir o exemplo, só assim, conseguiremos enfrentar a ditadura Dorinha. No último vídeo sobre a iluminação das ruas, fica claro que aquela comunidade não dispõe do serviço de iluminação pública. Veja, a CIP é um tributo definido no Art. 149-A da Constituição Federal de 1988. A Carta Magna atribuiu exclusivamente aos municípios a competência para cobrar dos munícipes os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública e facultou a arrecadação desta contribuição por meio da fatura de energia elétrica. Através de lei, o município pode arrecadar a CIP dos proprietários de imóveis e consumidores de energia elétrica, com a finalidade de custear a operação, manutenção, expansão e o consum

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu