Pular para o conteúdo principal

Vitória Dantas não é mais Secretária de Educação

Querid@s, Vitória Dantas comunicou em sua página no Facebook que não é mais Secretária de Educação, fato marcante que merece análise.

Em menos de 5 (cinco) meses da Administração Zé Carlos, aquela que era considerada uma das peças fundamentais da equipe, deixa o posto de Secretária sem maiores inforações.

Nesses pouco tempo em que esteve à frente do posto, Vitória colecionou polêmicas, dizia as quatro ventos que iria revolucionar a edução, como se vê, tudo não possou de palavras.

A justificativa para deixar o cargo, segundo Vitória, é que ela tem que assumir suas funções de professora na Rede Estadual de Educação, argumento pouco crível, pois mesmo deixando o posto de Secretária, continuará como diretora de Educação Municipal, ficando em seu lugar, Odir Siqueira.

Como a prefeitura não se deu ao trabalho de comunicar a população os motivos que levaram Vitória a se afastar das funções de Secretária, analisarei apenas a nota divulgado por ela mesmo. Veja abaixo.

Como a agora ex-Secretária não apresentou os motivos que a obrigaram a reassumir a docência, vou supor que seja por incompatibilidade de horários dos dois cargos, o de professora e o de Secretária, nesse ponto esclareço que o Estatuto do Servidor Público Civil da União, Lei 8.112/90 afirma em seu art. 19, § 1º:

 Art. 19.  Os servidores cumprirão jornada de trabalho fixada em razão das atribuições pertinentes aos respectivos cargos, respeitada a duração máxima do trabalho semanal de quarenta horas e observados os limites mínimo e máximo de seis horas e oito horas diárias, respectivamente. 

         § 1o  O ocupante de cargo em comissão ou função de confiança submete-se a regime de integral dedicação ao serviço, observado o disposto no art. 120, podendo ser convocado sempre que houver interesse da Administração. 

Aqui utilizo a lei federal porque como sabemos, Água Branca não dispõe de um Estatuto próprio, nesse caso é possível utilizar como analogia.

Como se pode inferir, todo servidor ocupante de cargo em comissão ou de confiança, tem que obedecer o regime integral de trabalho, por mais que cumpra 6 (seis) ou 8 (oito) horas diárias, pode ser convocado a qualquer momento, no interesse da administração.

Assim, mesmo deixando o cargo de Secretária, caso o motivo seja esse, a mesma vedação permanece, pois Vitória afirma que continuará como Diretora de Educação.

Mesmo que assim não fosse, o servidor estadual tem o direito de ocupar cargo em comissão ou de função de confiança, é o que diz o Estatuto do Servidor Público Civil do Estado de Alagoas, Lei 5.247/91, art. 96, I, veja:

Art. 96. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos poderes
da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses:

I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança;

II - em casos previstos em leis específicas;

Dito isso, fica a dúvida sobre os verdadeiros motivos que levaram Vitória Dantas a sair da Secretaria de Educação.

A sociedade merece o mínimo de respeito da Administração Zé Carlos, esta tem a obrigação de comunicar de forma oficial o desligamento da Secretária.







 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu...

Em escola dos Covões de Baixo, crianças estão bebendo água podre

Querid@s, nosso Serviço de Inteligência obteve uma informação lamentável e chocante, chegou ao nosso conhecimento uma conversa entre o Secretário de Educação, Bruno Mafra, e o Srº Eraldo, conhecido como pinto. O secretário pediu socorro para que fosse urgentemente solucionado um problema na caixa d`água em uma escola que fica na comunidade dos Covões de Baixo, pois a situação era de desespero, visto que a população já havia denunciado que a água fornecida as crianças está podre. Segundo Bruno Mafra, os caminhões-pipa não poderiam resolver o problema, pois não dispõe de Bomba Sapo. Não bastasse Bruno ter fornecido merenda com urina e fezes de rato, agora resolveram escancarar de vez e chegaram ao cúmulo onde as crianças estão sendo obrigadas a ingerirem água podre. Sinceramente, queria dizer algumas palavrar que representassem nesse momento minha indignação, mas infelizmente não posso, por se tratar de espaço público. Nosso povo está sendo tratado como bicho, e olhe...

O desespero do Secretário de Educação, Bruno Mafra

Caros ami@s, hoje recebi a visita do Secretário de Educação, Bruno Mafra. Ele apareceu in box, aqui na página, deixou o endereço de um artigo seu, chamado: A oposição facebookeana de Água Branca.  Como por óbvio, fui ler. Sabe aquela expressão, VERGONHA ALHEIA? Aquela em que você fica com vergonha de algum gesto ou ato cometido por alguém. Pois foi isso que me ocorreu. Inicialmente, pensei com meus botões, se o Bruno Mafra fez questão de passar o endereço, significa que vou encontra argumentos bem elaborados e robustos. Sei que é difícil defender o governo municipal, mas nunca podemos duvidar da capacidade de alguém, né? Assim como eu, sei que você também irá perceber as mesmas coisas. O que vi foi um gesto de desespero e descontrole. Sinceramente, no final não consegui entender nada. É possível tirar as seguintes conclusões, Bruno está furioso com nossa atuação, não tem argumentos para rebater nossas cobranças, sentiu que entrou num mato sem cachorro, pois seu fut...