Pular para o conteúdo principal

Eleição do Conselho Tutelar transformou-se em palco para disputa político-partidária

Querid@s, nossa cidade atravessa um dos piores momentos de sua história, chegamos até aqui por inúmeros fatores, notadamente, a falta de democracia.

Democracia não é uma palavra abstrata, liberdade se conquista, para tanto, é necessário construir instituições sólidas.

Em Água Branca não existe instituições, por esse motivo, Zé de Dorinha e sua turma deitam e rolam. Cito como exemplo a utilização dos bens da prefeitura por familiares da prefeita. O patrimônio publico é utilizado para interesses privados. Neste caso caberia a Câmara de Vereadores convocar o Secretário responsável pela preservação do bem, cobrar o ressarcimento do dano e exigir a abertura de processo administrativo para responsabilizar os infratores. Como o Parlamento Municipal não cumpre sua missão, José Rodrigues e seus seguidores continuam a se apropriar do erário público.

As crianças e adolescentes água-branquenses estão entregues a própria sorte, os programas do Governo Federal são executados sem planejamento e controle. Infelizmente não é raro ver garotos e garotas embriagados, jovens grávidas, crianças trabalhando e sendo maltratadas.

Os fatos acima narrados só acontecem porque o Conselho Tutelar não exerce seu papel. Deveriam os membros daquela instituição fiscalizar os programas voltados as crianças e adolescentes como, Bolsa Família, este exigi como contra-partida a frequência escolar dos filhos dos beneficiários, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menos de idade, entre outros. Além de propor juntos aos poderes constituídos, políticas públicas para essa parcela da população. Caso isso fosse feito, muitos dos problemas já teriam sido resolvidos.

A eleição do Conselho transformou-se numa disputa menor, grupos com interesses político-partidários estão empenhados em eleger seus candidatos, retirando a possibilidade de qualquer tipo de debate voltado as crianças e adolescentes.

Veja o caso do jovem Valdeir Aquino, pelo que todos sabemos ao seu respeito, consta que é uma pessoa envolvida com a comunidade, um cidadão que dedica parte do seu tempo em prol do bem comum. Certamente seria um boa opção. Para meu desalento, procurei saber mais sobre Valdeir, inclusive com seus apoiadores, pois achei importante a participação de um indivíduo com esse perfil e apoiada pela juventude. Mas... como nem tudo é perfeito, descobri que o Sr.º Zé de Dorinha está usando o rapaz para alcançar seus objetivos políticos. Pelo que observo, Valdeir e seus apoiadores não perceberam a armadilha que estão caindo.

O raciocínio é o seguinte, como o candidato a conselheiro é de fato um bom nome, José Rodrigues percebeu que era possível se apropriar do rapaz. Façamos um cálculo simples, Zé de Dorinha é autoritário, nada acontece em seus domínios sem o seu aval, certo? Aí eu te pergunto, como poderia os Secretários de Educação, Bruno Mafra, Amosiel, Juventude e Deda, Obras apoiarem Valdeir sem a autorização do ex-prefeito? Impossível, pois, caso Zé não apoiasse este candidato, orientaria seus escudeiros a ajudar outra candidatura.

Espero que ninguém caia no conto da carochinha e passe acreditar que Bruno, Amosiel e Dede estão emprenhados em prol de Valdeir por consciência política, aí já seria um pouco demais.

Assim sendo, fico triste em visualizar que um jovem bem intencionado seja manipulado nesse joguete sujo dos políticos de sempre.

Aqui faço um apelo, Valdeir afaste-se dessa gente urgentemente, não deixe que sua bela história seja jogada no lixo por esses espertalhões. Ainda há tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chegou ao fim, Blog do Camilo Cienfuegos sairá do ar

Querid@s, é com um dor no coração que venho comunicar o fim de nossas atividades, depois de alguns anos praticando o ativismo político digital, chegou a hora de encerrar os trabalhos. Pensei muito antes de tomar essa decisão, pois crie afeto pelo Blog e por todos @s seguidor@s, sei bem que Camilo Cienfuegos não fez parte apenas de minha vida, mas da vida política de Água Branca. Tudo tem um ciclo com, início, meio e fim. Tomei essa decisão com base na convicção de que já fiz minha parte. Sinto nesse instante muita tristeza, mas com a sensação de muita satisfação, a ideia de criar um espaço onde todos e todas, sem distinção, pudessem se expressar, fato nunca vivenciado em nossa cidade, foi o motor que nos deu força para enfrentar o coronelismo, apadrinhamento, corrupção e a sujeira que tomou conta de nossa terra. Antes do Blog, a turma que dirigia a prefeitura deitava e rolava e ninguém se manifestava, era a ditadura em estado puro. Fico com a consciência tranqu...

Em escola dos Covões de Baixo, crianças estão bebendo água podre

Querid@s, nosso Serviço de Inteligência obteve uma informação lamentável e chocante, chegou ao nosso conhecimento uma conversa entre o Secretário de Educação, Bruno Mafra, e o Srº Eraldo, conhecido como pinto. O secretário pediu socorro para que fosse urgentemente solucionado um problema na caixa d`água em uma escola que fica na comunidade dos Covões de Baixo, pois a situação era de desespero, visto que a população já havia denunciado que a água fornecida as crianças está podre. Segundo Bruno Mafra, os caminhões-pipa não poderiam resolver o problema, pois não dispõe de Bomba Sapo. Não bastasse Bruno ter fornecido merenda com urina e fezes de rato, agora resolveram escancarar de vez e chegaram ao cúmulo onde as crianças estão sendo obrigadas a ingerirem água podre. Sinceramente, queria dizer algumas palavrar que representassem nesse momento minha indignação, mas infelizmente não posso, por se tratar de espaço público. Nosso povo está sendo tratado como bicho, e olhe...

O desespero do Secretário de Educação, Bruno Mafra

Caros ami@s, hoje recebi a visita do Secretário de Educação, Bruno Mafra. Ele apareceu in box, aqui na página, deixou o endereço de um artigo seu, chamado: A oposição facebookeana de Água Branca.  Como por óbvio, fui ler. Sabe aquela expressão, VERGONHA ALHEIA? Aquela em que você fica com vergonha de algum gesto ou ato cometido por alguém. Pois foi isso que me ocorreu. Inicialmente, pensei com meus botões, se o Bruno Mafra fez questão de passar o endereço, significa que vou encontra argumentos bem elaborados e robustos. Sei que é difícil defender o governo municipal, mas nunca podemos duvidar da capacidade de alguém, né? Assim como eu, sei que você também irá perceber as mesmas coisas. O que vi foi um gesto de desespero e descontrole. Sinceramente, no final não consegui entender nada. É possível tirar as seguintes conclusões, Bruno está furioso com nossa atuação, não tem argumentos para rebater nossas cobranças, sentiu que entrou num mato sem cachorro, pois seu fut...